sexta-feira, 23 de novembro de 2007

9 segredos por trás dos vídeos virais

Por Dan Arckman

1 - Vídeos virais não podem ter cara de vídeo viral, e muito menos de publicidade.

2 - Conteúdo não é o único responsável: ele brinca usando a expressão “content is NOT the king” em referência à máxima na internet que diz que tudo depende do conteúdo. Sim, alguma coisa depende, mas outras características também são importantes, como duração (nunca mais 30 segundos), capacidade de ser remixado, não ter a cara de publicidade etc.

3- Consiga chegar na página dos vídeos mais vistos: segundo ele é o grande lance. E para isso contrata gente para postar em blogs e foruns, cria usuários fakes etc. É o segredo mais “blackhat” em minha opinião.

4 - Trabalhe bem os títulos: títulos como “por trás das cenas”, “chocante” etc. captam a atenção dos usuários e geram mais cliques

5 - Trabalhe os Thumbnails: muito legal essa. Ele coloca sempre um frame inusitado exatamente no meio da edição (valendo inclusive abusar dos talentos físicos de modelos mais desinibidas), aproveitando uma funcionalidade do Youtube de congelar o filme no meio e exibir no thumbnail como um still.

6 - Inicie conversações na caixa de comentários: aqui ele admite que usa e abusa de usuários fakes. Segundo Dan, a audiência se empolga ao ver brigas de trolls e usuários inflamados…

7 - Lance todo seu material simultaneamente: um cliente uma vez disse que ia lançar toda semana um vídeo diferente. O conselho aqui é lançar todo o material no ar de uma vez só, lembrando sempre que a caixa de vídeos relacionados está ali para isso: aumentar a exposição da marca.

8 - Tagueamento estratégico: outra grande dica. Invista em tags que ninguém mais usa e repita as mesmas tags em todos os vídeos da campanha, explorando assim, mais uma vez, a caixa de vídeos relacionados.

9 - Medição eficaz: o post termina com a indicação de duas ferramentas para medir a eficiênca das campanhas: 0 TubeMogul e o VidMetrix.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara, muito interessante esse artigo!
Com certeza tentarei explorar muito essas dicas! ;D

Anônimo disse...

Será que podemos domar o poder da viralização? Será que criar fakes e criar discussões realmente funcionam?

Será que não precisamos da imprensa também para "espalhar" a mensagem polêmica do material "viral" ???