sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Estude no Japão


Vi no blog do Luli um texto muito bom sobre bolsa de estudos, uma super dica pra quem quer estudar no Japão. O texto é bem pessoal por isso vou colar o post dele inteiro.

"De vez em quando um aluno meu me pede uma força para conseguir uma bolsa no exterior. Na maioria das vezes o processo é um burocrático intercâmbio entre universidades, e o máximo que eu faço é uma carta de recomendação. O aluno se vai e raramente ouço falar dele de novo.

Com meu aluno Saulo Oliveira aconteceu uma coisa diferente: ele descolou uma bolsa de estudos junto à Embaixada do Japão, e ela me parece aberta. Por isso acredito que não fará mal em publicá-la aqui para aqueles de vocês que se interessem.

A propósito: qualquer um de vocês que saiba de algum programa parecido, por favor comente este post para facilitar o acesso àqueles que procuram complementar sua educação com um ponto de vista gringo.

O Mestrado para que o Saulo vai é em Ciências da Informação (Desenvolvimento de conteúdo para tecnologias de comunicação). Segundo ele, “o governo Japonês oferece essa a anualmente. O consulado de São Paulo envia uns 15 estudantes todo ano (quase 150 pessoas tentam a bolsa). Não precisa falar japonês (mas inglês sim), pagam a viagem, a faculdade, a moradia e ainda dão 170mil ienes (1700 dólares) por mês”.

A bolsa (chamada de MEXT ou Monbusho), e o acesso ao programa de 2009 está aqui. Para maiores informações, visite a Embaixada.

Boa sorte. Quem for fazer o curso me deve uma garrafa de saquê"

Nenhum comentário: