sábado, 22 de dezembro de 2007

Quer ser criativo? Caminhe.

Achei esse texto super legal sobre criatividade, o que pra nossa profissão é pré-requisito. Não sei quem escreveu, se alguém souber por favor comments...

-----------------------------------------------------------------------------------

QUER SER CRIATIVO? CAMINHE.

Muitos livros têm sido escritos, muitos vídeos têm sido feitos e apresentados, muitas idéias têm sido levantadas.

Mas, talvez a ferramenta mais poderosa e mais simples de atiçar a criatividade latente dentro de cada ser humano esteja num ato tão simples quanto eficaz.

Estudiosos do assunto afirmam categoricamente: "Caminhar é a ferramenta criativa mais poderosa que conheço".

Essa é a opinião de Julia Cameron autora do Guia Prático para a Criatividade e Criatividade: A Mina de Ouro. Cameron ao longo dos anos têm tidos seus métodos criativos estudados nas escolas de cinema de Hollywood, e aprovados por Cevem Spielberg e Martin Scorcese.

Caminhar é uma arte. O ato de caminhar nos leva a alimentar a mente de imagens. Essas imagens alimentam nossos pensamentos, e nos dá novas idéias, reabastecem o "poço criativo e dá uma sensação de bem estar".

Ao caminhar, vamos organizando e reorganizando as nossas idéias. Fisicamente a nossa respiração fica rítmica e repetitiva. E vai aos poucos se tornando mais profunda e tranqüila.

E nesse momento vamos colocando em ordem idéias novas, idéias velhas, pensamentos que passaram pela nossa mente que poderão nos ajudar no dia a dia, no presente e no futuro.

Assim, vale bem a idéia de um pensador francês que disse "quando caminho, penso".
Então, para começar que tal experimentar 20 minutos diários. O importante é começar. Você pode até caminhar indo para aula, ou para o trabalho, ao descer num ponto de ônibus antes do destino que você queira chegar.

Mas se você tiver mais tempo faça uma caminhada de uma hora. E nesse tempo abasteça o banco de imagens da sua mente que no futuro você poderá fazer saques.

E ao aderir a essa idéia, vá um pouco mais adiante, procure listar por escrito as coisas que você gosta na sua vida, seus planos para o futuro.

O ato de escrever isso vai ajudar você a ter bons pensamentos na sua caminhada, vai ajudar a ter a soluções para alguns problemas e reorganizar o seu mundo interior.

Nenhum comentário: