quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A esperança venceu o medo


Aposto que você já leu essa frase. Pra quem não lembra, ela foi dita por Lula, no dia da sua primeira vitória nas urnas eletrônicas do nosso país.

Pois é.

Agora comparem esse discurso aos de Obama, no dia da sua posse. A frase feita é a mesma, só que de um jeito que agrada mais. Com um visual feito pelas pessoas, com um movimento popular pouco visto na história. Obama é unanimidade. Unanimidade porque trouxe esperança de mudança ao mundo inteiro, do católico protestante ao muçulmano.

Obama já fez história.

O atual grande ícone pop do planeta agora tem um grande desafio nas mãos: cumprir com suas promessas de campanha. Mudar algo. Mudar profundamente. Resgatar os valores humanos. Resgatar o amor pelo planeta. Não é uma missão nada fácil.

We Can?

Ele diz que sim. Agora vamos ver na prática. Até agora ele venceu o medo, resgatou a vontade das pessoas, a esperança de ter um mundo melhor. O fato de ser um negro, já é uma mudança assustadora. Nunca imaginei ver um presidente negro nos EUA. Isso já aconteceu e estive aqui pra ver. Talvez minha falecida bisavó racista teria mudado sua forma de pensar ao ver isso. Quem sabe.

Ele é revolucionário.

Obama mudou tudo. Fez o que todo publicitário já deveria ter feito. Entendeu a comunicação como algo muito além da unilateralidade ou da própria bilateralidade da mensagem, coisas que confundem muitos criativos ainda hoje. Transformou sua campanha num movimento cultural, social, artístico e extremante popular de uma forma jamais vista na história da publicidade mundial. Obama já fez história.

Deu poder às pessoas

Criou um site, onde as pessoas puderam se expressar. Design for Obama. Revolucionou o sentido de comunicar. De fazer campanha publicitária. Foi um tapa na cara. Se alguém queria saber como fazer propaganda na internet, em redes sociais, em web 2.0, no novo dia-a-dia das pessoas, falando não só com jovens, mas com todas as faixas etárias, cores, raças, culturas. Ele fez isso. Inspirou as pessoas. Deu poder à elas. E o resultado? Uma manifestação artistica intensa que até hoje não pára e nem vai parar. Obama não teve medo de inovar, por isso mudou o mundo.

Aprendam com Obama.

Aprendi isso com tudo isso que aconteceu nesses últimos meses. Ele foi fantástico. Reinventou a publicidade. Ensinou os gurus do marketing em como pensar propaganda. Mostrou que para inovar não pode ter medo de tentar, de fazer diferente, de abraçar as pessoas no projeto. Ele ditou as tendências. Foi vanguardista mesmo. E está arrebentando com a boca do balão. Ontem eu via a posse dele, os bailes com a primeira dama, os discursos e sorria sozinho. Obama é inspirador.

Alguém dúvida que ele vai mudar o mundo?

Welcome Mr. President.

Nenhum comentário: