Sábado eu estava zapeando na TV e deparo com um documentário.
Dossiê Universo Jovem MTV.
Logo eu levantei do sofá. Estava interessante...
Nele, jovens de todos os jeitos, estilos, lugares, falavam sobre assuntos do dia-a-dia. E principalmente, suas opiniões sobre temas sociais (meio-ambiente, consumo, relação com os pais, etc.)
Eles estavam respondendo a perguntas de um grande questionário quantitativo e qualitativo que você pode ver aqui, neste pdf.
O norte da pesquisa era falar sobre sustentabilidade. E logo de cara me surpreendi.
57% desses jovens não têm a menor informações dos problemas mundiais que afetam o meio-ambiente. Pior ainda, é saber que eles nem se preocupam com isso.
Pois é!
Agora falando em consumo dos meios...
A TV é vista como o seu principal canal de entretenimento, a que mais diverte, o meio que eles tem mais contato e que mais combina com esses jovens.
Por sua vez, a internet é considerado o jeito mais gostoso de se informar, possui o melhor conteúdo informativo e é o meio mais próximo das pessoas da sua geração.
Já jornais e revistas eles vêem como meio ultrapassados, pouco os atrai. Está sendo cada vez menos usado entre os jovens.
Confesso que acreditava que a internet seria o meio que mais diverte as pessoas, por haver mais interatividade, games, personalização do conteúdo.
Não é bem assim...
Mas em contrapartida, temos que considerar que esse ambiente ainda é novo e vem sendo descoberto por muita gente.
Ou seja, a coisa tá mudando...
Na pesquisa anterior há 3 anos atrás se falava de e-mails, hoje o jovem brasileiro é viciado na dupla Msn/Orkut. E adora ouvir música na frente do computador...
"Na balada não se pergunta mais o telefone. Você pergunta: ‘Você tem MSN? Orkut?'" - conta um jovem carioca, de 27 anos.
“ Internet faz parte do meu dia-a-dia. Faz parte de mim. Eu entro todo dia, toda hora.” - explica um paulista, de 20 anos.
Internet vicia. Mas ainda não é geral.
A comodidade da TV, até pelo valor cultura agregado à ela, ainda dá muitos créditos ao meio.
Gostei do resultado, mas acredito que a observação ainda é o melhor meio de pesquisa. Muitas vezes esses jovens não sabem nem o que responder.
Muita coisa ainda vai mudar...
Jutando tudo isso, tenho a hipótese de que o jovem brasileiro não sabem ao certo o que quer, ele segue grupos, tendências, movimentos, etc. É um camaleão. Dança conforme a música.
Cabe a nós agora seguir observando os jovens para tentar criar algo que os faça desejar, se interessar e que seja relevante à eles.
E aqui, um vídeo interessante, falando dessa mudança de comportamento do jovem. Não é tão novo, mas como fala de futuro, muita coisa já vem acontecendo...
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