Antes de você julgar este texto como uma redação patética de aluno de quarta série, gostaria de esclarecer esse título como uma simples reflexão sobre a atividade publicitária durante as férias.
Acontece comigo, talvez aconteça com você também. A verdade é que a gente que vive de idéias não consegue parar de criar nem nas férias. Não é preciso ter um brief em mãos que (mesmo inconscientemente) já estamos pensando em algo que dê para desenvolver para algum cliente ou em um anúncio fantasma para enriquecer o portfólio, ou mesmo em algo que possa ser útil para alguém. Tudo pelo vício de gerar idéias e é claro, tentar ganhar dinheiro com alguma delas.
Conversando sobre isso com alguns parentes, um deles soltou uma célebre frase que acabou se transformando no cerne desta reflexão. Ele disse: “Quando não trabalho, também produzo”. Uma grande verdade! Estamos tão acostumados a viver antenados que fica difícil descansar sem parar de produzir. Basta estar um pouco consciente que as coisas fluem. Nota-se que mais importante que a quantidade de tempo que você trabalha, é a qualidade do trabalho que você tira daquele tempo.
A verdade é que nossa mente simplesmente não pára. O vício de ler uma placa e criticar/elogiar a diagramação, o texto ou a própria arte já nos acusa. Pelo menos nas férias temos a vantagem de estar com o traseiro salgado e sujo de areia. Talvez isso até ajude a produzir melhor. Mas não significa que donos de agências devam colocar uma caixa de areia e um balde de água com sal nos departamentos de criação.
Produzir sem estar trabalhando faz parte do dia-a-dia de quem vive de idéias. Pense: quantas vezes você acordou a noite para anotar uma idéia? Quantas vezes você emprestou uma caneta do garçom para anotar uma frase no guardanapo? Quantas vezes você rabiscou a mão pra lembrar de um insight? Ou ainda: quantas vezes você mandou um torpedo pra você mesmo com uma idéia? Isso tudo só confirma a tese de que mesmo sem trabalhar, produzimos. Sorte de nossos patrões, azar da gente que não consegue cobrar por isso.
Pense nisso. Conte as idéias que você teve durante as férias. Anote-as. Cobre seu chefe, coloque em prática e quem sabe suas próximas férias não são os resultados delas.
quinta-feira, 10 de janeiro de 2008
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