quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Superação, sem palavras

Shiro Kotobuki é o ilustrador dos personagens do jogo Rumble Roses e adora ilustrar garotinhas com jeito de mangá. Até ai tudo bem, não fosse o fato de ele ser tetraplégico e ilustra apenas com a boca e com uma caneta Tablet bem calibrada. Imprescionante. Via UoD.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Revolução no seu microondas

Veja como uma idéia pode ser expressada de forma inusitada. Muito legal a forma como o produto se utilizou da idéia de revolução nesse video.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Propaganda como entretenimento


Acredito que toda propaganda deveria ser tratada como entretenimento. Agrega simpatia a marca, espalha ela de forma inusitada e impacta. Não tem erro! Simples e inteligente.

Essa é uma ação criada pela agência McCann Erickson da Tailândia para um molho de pimenta bem forte. Hot Sauce.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

9 segredos por trás dos vídeos virais

Por Dan Arckman

1 - Vídeos virais não podem ter cara de vídeo viral, e muito menos de publicidade.

2 - Conteúdo não é o único responsável: ele brinca usando a expressão “content is NOT the king” em referência à máxima na internet que diz que tudo depende do conteúdo. Sim, alguma coisa depende, mas outras características também são importantes, como duração (nunca mais 30 segundos), capacidade de ser remixado, não ter a cara de publicidade etc.

3- Consiga chegar na página dos vídeos mais vistos: segundo ele é o grande lance. E para isso contrata gente para postar em blogs e foruns, cria usuários fakes etc. É o segredo mais “blackhat” em minha opinião.

4 - Trabalhe bem os títulos: títulos como “por trás das cenas”, “chocante” etc. captam a atenção dos usuários e geram mais cliques

5 - Trabalhe os Thumbnails: muito legal essa. Ele coloca sempre um frame inusitado exatamente no meio da edição (valendo inclusive abusar dos talentos físicos de modelos mais desinibidas), aproveitando uma funcionalidade do Youtube de congelar o filme no meio e exibir no thumbnail como um still.

6 - Inicie conversações na caixa de comentários: aqui ele admite que usa e abusa de usuários fakes. Segundo Dan, a audiência se empolga ao ver brigas de trolls e usuários inflamados…

7 - Lance todo seu material simultaneamente: um cliente uma vez disse que ia lançar toda semana um vídeo diferente. O conselho aqui é lançar todo o material no ar de uma vez só, lembrando sempre que a caixa de vídeos relacionados está ali para isso: aumentar a exposição da marca.

8 - Tagueamento estratégico: outra grande dica. Invista em tags que ninguém mais usa e repita as mesmas tags em todos os vídeos da campanha, explorando assim, mais uma vez, a caixa de vídeos relacionados.

9 - Medição eficaz: o post termina com a indicação de duas ferramentas para medir a eficiênca das campanhas: 0 TubeMogul e o VidMetrix.

Simplicidade para falar de responsabilidade

Com a mesma proposta, em ações diferentes essas campanhas abusam de tecnologia e simplicidade para falar de responsabilidade no trânsito. Pós-festas!

A primeira, é uma criação da FCB de Portugal. Como tem que ser. Simples e criativa.



Essa segunda ação envolve tecnologia. Um jogo interativo que mostra se você está apto a dirigir depois da balada, ou não.

Via: Fresh Creation



Muito bom.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Qual seu título?

Pegando um link na saga das campanhas de Natal, vamos brincar um pouco de jornalistas. Que título você daria para uma notícia dessa?

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Curta em stop motion

Henrique Ribeiro, estudante de publicidade e produtor de filmes e também editor desse curta em stop motion chamado A Câmera com um Homem na Mão. Muito bom e qualquer um com tempo e vontade pode tentar fazer.
Via UoD.

Animação Low Tech

Demais essa técnica. Criada pelo ilustrador americano Levni Yilmaz, criador da série Tales of Mere Existence. O traçado surge de acordo com o desenrolar da história. Nada de tecnologia. Uma mesa de vidro, um papel translúcido e uma câmera DV embaixo da mesa. Só.

Observem essa demonstração no vídeo, depois clique aqui para assistir outros.



Via: UoD

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Accident & Crash

Acho que todos já viram daqueles anúncios com cheiro, tipo da revista Veja. Ok.

Agora olhem essa tática para combate as mortes no trânsito. Aproveitando o glamour dos perfumes para atrair a atenção do leitor, o anúncio apresenta ao invés de cheiro de perfume, cheiro de ralo.

Ótima idéia não?

Accident & Crash - The new fragance
Criação da Saatchi Checa. (adoro tudo que é Saatchi & Saatchi)

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Sacanearam a UPS!


Idéia batida, mas muito pertinente.

Jovens na Europa usam mais internet que tv

A European Interactive Advertising Association (EIAA) divulgou no último dia 12 um estudo que coloca a internet como a mídia mais usada entre os jovens de 16 a 24 anos na Europa.

São 169 milhões de pessoas online nos 10 principais mercados europeus que ficam conectadas em média 12 horas por semana. O acesso é feito 5.5 dias por semana e 80% tem banda larga.

Pela primeira vez, jovens de 16 a 24 anos acessam a internet com mais frequencia dos que assistem TV. São 82% que acessam de 5 a 7 vezes por semana enquanto 77% assistem TV. Além disso, eles ficam 10% mais tempo na internet do que sentado na frente da televisão.

Alison Fennah, Executive Director of The EIAA says, “Our Mediascope study shows that consumers are using the internet for function and fun as their media world becomes truly digital. We hope to help advertisers and agencies to understand this evolution and develop new and innovative communication strategies.”

Veja a pesquisa completa.

Copy + Paste UoD.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Alejo quer sua ajuda


Uma nova estratégia de viral. Coisa de argentino, presta atenção!

Um cara, chamado Alejo queria tirar umas férias. Mas seu chefe malvado não quer liberar. Só libera se ele conseguir 50.000 assinaturas em seu blog. Ele já tem 22 mil!

Detalhe, as pessoas que "ajudarem" ele com uma assinatura participam de sorteios de garrafas da marca Ramazzotti de Fernet (bebidinha local amarga). Agora só não se sabe se existe mesmo o Alejo. E se a bebida patrocinou isso antes ou depois dele criar o blog.

Viral será? Não sabemos ainda, mas é interessante a estratégia.
Ah! Clica aqui e entra no blog.

Eu ajudei. =)

Assistam!



Bom né?

Kameraflage

Fiquei surpreso com a possibilidade criadas desse produto inovador. Uma tecnologia que encobre informações no produto a olho nu. Podendo ser visto apenas ao tirar uma foto.

Kameraflage.

A tecnologia é possível porque as câmeras digitais um espectro de luz impossível de ver a olho nu. Kameraflage explora essa brecha para criar imagens a serem capturadas apenas após capturadas por uma câmera.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Make My Logo Bigger.

Com cara de “Organizações Tabajara”. Make My Logo Bigger é um hotsite bem-humorado (note o domínio do site) que trata exatamente sobre como os clientes sempre querem a sua marca “maior”, não importa qual a mídia e a pertinência disso. Abaixo o “VT” promocional, que inclui o Make My Logo Bigger Cream, Whitespace Eliminator, Starburst Dust, FlourescentSizer e o The Emotionator.

A AgencyFusion criou esta ação, que leva para seu site institucional - este é o objetivo, ao final das contas. Eles prometem trabalhar em parceria com webdesigners ao fazerem o site “igualzinho” foi projetado, usando seu expertise tecnológico e deixando para os criativos a tarefa apenas de criar e não se preocupar com programação. É um desafio, vamos ver se acontece mesmo. Tks UoD.

sábado, 10 de novembro de 2007

Mais oportunidade para estágio

Aí, se você quer ser planejador de uma agência bacana, essa é uma chance real. Um concurso onde ser filho do diretor de marketing ou sobrinho do amigo da secretária do chef de cozinha do restaurante predileto do diretor de planejamento não vale nada.
É o programa Estágio sem QI da JWT (http://estagiosemqi.blogspot.com/), que irá selecionar estagiários para integrar a equipe de planejamento.


quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Criatividade: desligue o piloto automático e pratique

Em todas atividades profissionais, não apenas nas artes ou na propaganda, a capacidade de criar é um dos maiores ativos do capital intelectual que uma empresa competitiva pode usar.

Por Eduardo Zugaib

Nas tarefas cotidianas, não precisamos tanto do pensamento criativo, certo? Sim e não. A busca de uma única resposta certa para tudo na vida é um dos principais bloqueios da criatividade. Para toda questão há, no mínimo, duas respostas.

Um exemplo simples é a nossa ida ao trabalho, pela manhã. Se o tempo for escasso, melhor usar a resposta que já conhecemos: o caminho habitual. Se houver alguns minutos a mais, optar por um caminho diferente pode ser um bom exercício contra a acomodação, aquela caverna confortável, acolchoada e embolorada, onde mora o perigo.

Você já parou para pensar que há muita gente passando a vida inteira sem um único pensamento criativo, seja no plano pessoal ou no profissional? Vive-se no piloto automático, seguindo um manual esquecido no porta-luvas por alguém. Um manual baseado na experiência de vida desse alguém, que provavelmente não servirá para quem o lê agora. Essa acomodação tem feito muitas pessoas, no avançar da idade, se arrependerem por não terem corrido mais riscos na vida.

Em todas atividades profissionais, não apenas nas artes ou na propaganda como nos habituamos a acreditar, é cada vez mais fundamental usar a capacidade de criar na busca de novos caminhos para a solução de antigos problemas. Essa capacidade é um dos maiores ativos do capital intelectual que uma empresa competitiva pode usar, num mundo que se cansa cada vez mais rápido do que tem.

Mas nossa formação acaba jogando contra essa capacidade, sem nos darmos conta. Fomos criados para a rotina, para a monotonia da segurança, acumulando desde a infância diversos bloqueios, que se transformaram em posturas inflexíveis diante dos problemas.

Alguns destes bloqueios surgiram assim que ouvimos frases assassinas como “isso não tem lógica”, “seja prático, oras”, “não seja ambíguo!”. “nunca erre”, “brincar é coisa de moleque”, “não seja bobo”, entre outras. A cristalização de frases assim nos faz decretar à morte a principal capacidade do nosso cérebro, a imaginação, tão logo admitimos para nós o pior dos bloqueios:

- Eu não sou criativo!

Criatividade é exercício. Praticando, é fácil notar que cada vez mais idéias surgem, fazendo diferença em nossa vida. Com uma grande vantagem: são idéias suas.

Artigo publicado no Webinsider.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Melhores Ilustradores.


Ter referência é essencial pra todo criativo que se prese. Mas as vezes olhamos tantas coisas que acabamos esquecendo de filtrar somente o melhor, o mais do mais. Pra quem gosta de ilustração e design, segue abaixo um link onde foi exposto pela revista Smashing Magazine os melhores trabalhos de ilustradores e designers do mundo, incluindo os brazucas Adhemas Batista e os caras da Platinum FMD, tudo junto, numa única página. Aproveite!

Link: http://www.smashingmagazine.com/2007/08/21/creativity-spark-from-masters-of-graphic-design/

Outdoor Pesado


Para a Academia Gimnasio de Jack Silberman.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Sony Walkman - Ação No-Media

Para complementar a campanha da Walkman Video, a GT Tokio / Dentsu criou para a Sony uma ação inovadora. A partir de uma foto reproduziu movimentos a imagem, num software bem interessante.

O video abaixo mostra o making off dessa ação nas ruas de Tókio. A campanha ainda conta com um site que você pode mandar sua foto para fazer a mesma animação.

Sony - Pieces

Com uma nota só 128 músicos promovem um espetáculo nesse vídeo de lançamento do novo walkman da Sony. Pieces.

Demais.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Jump quer estagiários




Seguinte, se você quer ser redator ou diretor de arte é a sua oportunidade. A Jump está a caça de uma dupla de estagiários para a criação. Para isso os candidatos(as) terão que criar uma campanha e entregar na sede da agência ou via Correio até o dia 28 de novembro. Acesse o site www.jump.com.br/cacaestagio pegue o briefing, baixe as fotos para o layout e mande ver. ESTÁGIO REMUNERADO.